Curta e Siga


Consumo de álcool favorece a má alimentação





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui





Ingerir bebida alcoólica todos os dias ou apenas eventualmente, seja em qualquer quantidade, incide negativamente na qualidade dos hábitos alimentares. É o que aponta um estudo elaborado no Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade Autônoma de Madri (Espanha).

Os pesquisadores ouviram mais de 12 mil pessoas residentes na região de Madri com idades entre 18 e 74 anos. O estudo indicou que aqueles que abusam do consumo de álcool tendem a manter uma dieta pouco saudável, consumindo proteínas animal em excesso, principalmente a carne vermelha. Além disso, há o baixo consumo de frutas, verduras, leite e seus derivados em relação ao recomendado.

Segundo os pesquisadores, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está associado a uma maior tendência em não realizar algumas das principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar, o que pode ser prejudicial à dieta.

O álcool, além de viciante, possui muitas calorias. Porém, tratam-se de calorias das bebidas são vazias, ou seja, calorias desprovidas de minerais e vitaminas. Ao fazer essa substituição, a dieta fica menos saudável. Ou seja, ao consumir bebidas alcóolicas a pessoa se sente mais saciada, tornando muito maior a chance de pular refeições importantes e fazer uma alimentação desequilibrada, pobre em grupos alimentares e nutrientes essenciais à boa saúde do organismo.

Consumo de álcool atrapalha o emagrecimento

Dependendo da restrição de calorias determinada na dieta, uma simples dose de álcool atrapalha todo o trabalho de disciplina que você teve em uma semana inteira. Além disso, quando se bebe uma caipirinha, por exemplo, os acompanhamentos, aqueles petisco saborosos e calóricos, rondam a mesa. Daí para você relaxar e beliscar frituras é um passo.

O álcool possui grandes quantidades de calorias, perdendo apenas para as gorduras. Conseguir passar a semana inteira cumprindo à risca o cardápio de uma alimentação saudável, mas se entregando às tentações das bebidas no final de semana, é algo condenável num plano de emagrecimento.

Para aquelas pessoas que possuem o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12. Por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo.


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário