Curta e Siga


Alcool e Exercícios Físicos juntos prejudicam o coração





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui






É fato que unir álcool e exercício físico pode comprometer o coração. Os riscos para a saúde de se misturar álcool e atividade física são grandes e podem causar desde desidratação até problemas ao coração.

Beber antes ou durante a atividade física gera riscos metabólicos importantes como comprometer a liberação de energia para a prática esportiva. Altera também a regulação da temperatura do corpo, gerando, no calor, risco maior de desidratação, e no frio, queda da temperatura interna, prejudicando claramente o desempenho. Além disso, deve-se considerar o risco aumentado de lesões pelos efeitos psicomotores dessa substância.

Após a atividade física, o atleta necessita recuperar-se, com hidratação adequada e reposição de fontes energéticas. Tais fatos são mais negligenciados quando se ingere álcool após o exercício. Ainda, os efeitos da ressaca e problemas na qualidade do sono tornam o consumo de álcool abusivo um empecilho para o desenvolvimento dos atletas.

Vale lembrar que o sedentarismo aumenta os riscos dessa combinação. Uma pessoa que pratica atividades físicas regularmente tem um coração mais preparado para enfrentar essa união. Ao sedentário acrescenta-se o risco dele ter colesterol alto, sobrepeso, pressão alta. Isso aumenta as chances de ter taquicardia e arritmia.

Os malefícios do consumo são inúmeros:

- Reduz os níveis de testosterona (hormônio que contribui ao ganho muscular) 

- Eleva os níveis de cortisol (hormônio que diminui o sistema imunológico)

- Aumenta o catabolismo (diminuição de massa muscular)

-  Causa hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue) 

- Eleva a pressão arterial

- Causam deficiência das vitaminas do complexo B importantes para hipertrofia

- Diminui a capacidade do organismo em absorver nutrientes

O exercício físico planejado, sistematizado e controlado tem apresentado muitos benefícios à saúde dos indivíduos e não há dúvidas que o consumo de bebidas alcoólicas é bastante prejudicial ao desporto e pode levar a níveis de desempenho inferiores.


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário