Curta e Siga


Danos Cerebrais do Álcool na Adolescência





Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui



 


O álcool é a substância psicotrópica considerada droga ilegal mais utilizada por adolescentes no Brasil e no mundo.  Seu consumo nesse grupo é preocupante, tanto pela maior tendência à impulsividade e atividades de risco,

Nessa fase da vida, quanto pelo prejuízo ao desenvolvimento cerebral na infância e na adolescência, determinando repercussões durante a vida adulta.

Portanto, beber é mais prejudicial para os adolescentes do que para os adultos, porque seus cérebros ainda se desenvolvem ao longo da adolescência e até a idade adulta. Beber durante esse período crítico de crescimento pode levar a danos ao longo da vida na função cerebral , particularmente no que se refere à memória, habilidades motoras (capacidade de se mover) e coordenação.

O álcool afeta negativamente o cérebro de um adolescente mais do que um cérebro adulto, porque o cérebro do adolescente ainda está em desenvolvimento. O álcool pode danificar todos os cérebros , mas para os adolescentes , o dano é mais grave e pode ocorrer com quantidades menores de álcool do que com os adultos.

Solução para o Consumo de Álcool na Adolescência

Adolescentes de todos os tipos abusam de drogas e álcool, não importa o quão bem eles estão indo na escola ou quão saudável é o relacionamento que mantêm com seus pais.

Embora descobrir que um adolescente tenha bebido ou usado drogas pode levar os pais a se preocuparem, ficarem com raiva ou sentirem-se fracassados, é importante superar esses sentimentos em nome da interrupção do problema. Verificar a frequência de utilização precoce de álcool é de extrema relevância para a saúde coletiva, uma vez que, além de estar associado a danos à saúde, também pode estar relacionado ao uso de outras substâncias, comportamento sexual de risco, e envolvimento com episódios de violência e acidentes. Além disso, o uso abusivo pode levar à dependência e é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas no futuro.

O abuso de drogas e álcool requer ajuda profissional e, sem intervenção, pode levar a sérios problemas, incluindo vício, problemas legais e overdose.

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário