Curta e Siga


O inicio do Alcoolismo





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre O inicio do Alcoolismo.



O alcoolismo é considerado um dos problemas mais alarmantes de saúde pública, entretanto, muitas pessoas não relacionam o consumo de bebidas alcoólicas a uma doença.

Pelo fato de ser uma substância lícita, ou seja, ter seu consumo permitido e liberado, acaba assim por facilitar tanto seu hábito como também uma posterior dependência.

O alcoolismo é definido como uma doença, pela Organização Mundial da Saúde, pois é um tipo de dependência do álcool. 

A dependência do álcool tem início quando o indivíduo não consegue interromper o seu consumo e caso interrompa, ele começa a apresentar sintomas desagradáveis que cessam ao voltar a beber, a este processo chama-se de abstinência. 

A dependência do álcool gera a abstinência, que se constitui como sendo uma diversidade de sintomas que o indivíduo começa a apresentar devido a interrupção do consumo da substância.

Todas as pessoas dependentes do álcool, possuem sintomas de abstinência, os mais comuns são: depressão, ansiedade, irritabilidade, fadiga, dor de cabeça, agitação e tremores. 

Os sintomas variam de intensidade, pois dependem da quantidade consumida ao longo do tempo, como também de outros fatores como a idade e predisposição genética.

Além disso, eles podem ser de grau moderado a greve, com alto risco de morte, entretanto, antes da dependência alcoólica, acontece a tolerância, que ocorre quando a pessoa precisa ingerir doses cada vez mais altas da substância para produzir os mesmos resultados que conseguia com doses menores.

A dependência do álcool, acarreta prejuízos tanto na vida do indivíduo como também na de seus familiares e amigos. 

Vale ressaltar também, que esse processo possui tratamento e pode ser controlado.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário